Descubra como observar esse fenômeno lunar incrível

Saiba como observar o curioso fenômeno do X na Lua nesta noite.
Nesta noite, quem observar a Lua poderá ver um grande ‘X’ na superfície lunar, um fenômeno conhecido como X Lunar. Esse efeito ocorre perto da linha do terminador, onde o dia começa e a noite ainda persiste. O X poderá ser notado por volta das 19h, quando a Lua estiver a cerca de 20 graus acima do horizonte sul.
Como observar o X lunar
Para observar o X, recomenda-se o uso de binóculos ou um pequeno telescópio. A iluminação do Sol nas crateras Blanchinus, La Caille e Purbach cria esse efeito, destacando detalhes da superfície lunar. O fenômeno ocorre durante a fase crescente da Lua, que neste mês se inicia no dia 28, às 13h21 (horário de Brasília).
Conjunção astronômica
Além do X, a Lua estará próxima a Saturno no dia 2 de novembro, em um fenômeno conhecido como conjunção. Segundo o guia de observação do céu, isso ocorrerá às 7h56, quando a Lua passará a pouco mais de 3 graus ao norte de Saturno. Em São Paulo, a dupla será visível a partir das 18h50, atingindo o ponto mais alto no céu às 21h03.
Observações finais
Embora a Lua e Saturno não estejam próximos o suficiente para binóculos, podem ser vistos a olho nu. A sequência de conjunções da Lua com outros planetas, como Júpiter e Marte, continuará ao longo do mês, oferecendo diversas oportunidades de observação.




