CBA promove inclusão feminina na F1 com 30 garotas

Iniciativa da CBA oferece experiência única em Interlagos

CBA promove inclusão feminina na F1 com 30 garotas
Experiência para Estudantes na Fórmula 1 2024. Foto: Duda Bairros/CFA — Foto: Duda Bairros/CFAExperiência para Estudantes na Fórmula 1 2024

Trinta garotas selecionadas terão a chance de conhecer os bastidores da Fórmula 1 em Interlagos, promovendo a inclusão feminina no esporte.

Na véspera da abertura dos portões do Autódromo de Interlagos para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realiza nesta quinta-feira (6) uma ação voltada à inclusão feminina no esporte a motor, trazendo trinta garotas selecionadas entre mais de duas mil candidatas para a edição 2025 da “FIA Girls on Track Brasil – Experiência para Estudantes”.

Uma oportunidade única

Organizado pela Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA), este projeto oferece a jovens de 15 a 22 anos a chance de conhecer, de perto, os bastidores da principal categoria do automobilismo mundial. As participantes foram escolhidas com base em critérios que garantem diversidade regional, racial e de ensino, equilibrando estudantes da rede pública e privada.

Importância da inclusão

Bia Figueiredo, presidente da CFA, destacou a relevância de expor meninas jovens ao ecossistema da F1. “A Experiência para estudantes é importante porque proporciona o contato com o modus operandi das competições a meninas bem jovens, que já passam a ter essa referência como opção de trabalho entre as muitas áreas do motorsport”, afirmou a ex-pilota. As estudantes vêm de diversas regiões do Brasil, incluindo Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e incluem mulheres de diferentes etnias e uma participante com restrição de locomoção.

A programação

O dia começa com um café da manhã na sede da Mercedes-Benz em São Paulo, seguido de visitas a áreas estratégicas do circuito de Interlagos, como pitlane, linha de chegada, pódio e centro de controle. Além disso, as participantes terão a oportunidade de encontrar profissionais da Fórmula 1, especialmente mulheres que atuam em diferentes áreas técnicas, administrativas e operacionais. A edição brasileira do FIA Girls on Track é promovida desde 2021 e faz parte de um movimento global da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), visando aumentar a presença feminina em todas as esferas do automobilismo.

Notícia feita com informações do portal: esporte.ig.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *