Iniciativa da CBA oferece experiência única em Interlagos

Trinta garotas selecionadas terão a chance de conhecer os bastidores da Fórmula 1 em Interlagos, promovendo a inclusão feminina no esporte.
Na véspera da abertura dos portões do Autódromo de Interlagos para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) realiza nesta quinta-feira (6) uma ação voltada à inclusão feminina no esporte a motor, trazendo trinta garotas selecionadas entre mais de duas mil candidatas para a edição 2025 da “FIA Girls on Track Brasil – Experiência para Estudantes”.
Uma oportunidade única
Organizado pela Comissão Nacional Feminina de Automobilismo (CFA), este projeto oferece a jovens de 15 a 22 anos a chance de conhecer, de perto, os bastidores da principal categoria do automobilismo mundial. As participantes foram escolhidas com base em critérios que garantem diversidade regional, racial e de ensino, equilibrando estudantes da rede pública e privada.
Importância da inclusão
Bia Figueiredo, presidente da CFA, destacou a relevância de expor meninas jovens ao ecossistema da F1. “A Experiência para estudantes é importante porque proporciona o contato com o modus operandi das competições a meninas bem jovens, que já passam a ter essa referência como opção de trabalho entre as muitas áreas do motorsport”, afirmou a ex-pilota. As estudantes vêm de diversas regiões do Brasil, incluindo Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, e incluem mulheres de diferentes etnias e uma participante com restrição de locomoção.
A programação
O dia começa com um café da manhã na sede da Mercedes-Benz em São Paulo, seguido de visitas a áreas estratégicas do circuito de Interlagos, como pitlane, linha de chegada, pódio e centro de controle. Além disso, as participantes terão a oportunidade de encontrar profissionais da Fórmula 1, especialmente mulheres que atuam em diferentes áreas técnicas, administrativas e operacionais. A edição brasileira do FIA Girls on Track é promovida desde 2021 e faz parte de um movimento global da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), visando aumentar a presença feminina em todas as esferas do automobilismo.
Notícia feita com informações do portal: esporte.ig.com.br



