O mês de dezembro se inicia no Paraná com um cenário climático de atenção. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a previsão é de tempo instável em diversas regiões, marcando o começo do mês com a possibilidade de chuvas e temporais.
Apesar da instabilidade que se aproxima, a quarta-feira (26) será de predomínio do sol em grande parte do estado. A previsão é de calor e tempo seco, com temperaturas que podem ultrapassar os 30°C, especialmente nas regiões Norte, Noroeste, Oeste e Sudoeste.
Contudo, nem todo o estado terá sol forte. A Região Metropolitana de Curitiba e a faixa litorânea devem apresentar maior cobertura de nuvens, com chances de garoa ocasional. Já na metade sul, não se descarta a ocorrência de pancadas de chuva rápidas e isoladas a partir da tarde.
A instabilidade deve persistir, com o aumento de nuvens baixas entre o Litoral e os Campos Gerais na quinta-feira (27), favorecendo a garoa na Serra do Mar e nas praias. Nas cidades mais ao sul, há possibilidade de chuva localizada com trovoadas durante o período de maior calor.
A partir de sexta-feira (28), o sol volta a predominar, elevando as temperaturas em todo o estado. No entanto, um sistema de baixa pressão pode gerar pancadas de chuva isoladas, acompanhadas de raios e temporais localizados entre os Campos Gerais e o Leste.
Um novo sistema de baixa pressão se forma no Sul do Brasil no domingo (30), intensificando a instabilidade, principalmente nas faixas sul e oeste. As chuvas mais fortes, associadas a esse sistema, devem se intensificar a partir de segunda-feira (1º de dezembro), com previsão de temporais que podem persistir até terça-feira (2).
“A combinação de calor e umidade exige atenção dos paranaenses”, alerta o Simepar. A previsão indica uma alternância entre períodos de sol, pancadas isoladas e risco de temporais em algumas regiões, pelo menos até o início da próxima semana.
A partir de quarta-feira (3), a tendência é de diminuição da instabilidade e retorno gradual da estabilidade atmosférica em todo o Paraná. A população deve se manter atenta às atualizações da previsão do tempo e seguir as orientações das autoridades em caso de temporais.
Fonte: http://massa.com.br


