A partida entre Juventude e Sport, realizada no sábado (23), pela Série B do Campeonato Brasileiro, foi interrompida nos minutos finais devido a uma denúncia de racismo. O atacante MP, que havia sido substituído por Maurício Barbieri aos 20 minutos do segundo tempo, relatou ter ouvido ofensas racistas de um torcedor enquanto passava pelo setor das arquibancadas do estádio Alfredo Jaconi.
A interrupção foi imediata, e o árbitro Lucas Paulo Torezin foi informado da situação. Seguindo o protocolo antirracismo estabelecido pela FIFA e pela CBF, o juiz fez o gesto que sinaliza oficialmente a denúncia, cruzando os braços acima do peito. MP não retornou ao banco de reservas após o ocorrido e, em vez disso, dirigiu-se diretamente ao vestiário para discutir a situação com a equipe de arbitragem.
O torcedor suspeito de ter proferido as ofensas foi identificado ainda dentro do estádio. Ele foi contido por seguranças e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos a respeito do incidente. O jogador MP, por sua vez, iniciou os procedimentos para registrar a ocorrência, primeiro no Juizado Especial Criminal (Jecrim), acompanhado pela advogada do Juventude, antes de seguir para a delegacia.
As autoridades agora irão investigar o caso de injúria racial. Até o momento, não houve pronunciamentos oficiais do Juventude ou da CBF sobre o incidente que ocorreu no Alfredo Jaconi.
Após a paralisação, o jogo foi retomado e, aos 36 minutos do segundo tempo, Iuri Castilho aproveitou uma sobra na entrada da área para marcar o único gol da partida, garantindo a vitória do Sport por 1 a 0 em Caxias do Sul (RS). Com esse resultado, a equipe pernambucana alcançou 19 pontos, subindo para o topo da tabela da Série B, enquanto o Juventude permaneceu com 13 pontos.



