O balanço das vítimas dos dois terremotos que atingiram a Venezuela há uma semana foi atualizado para 2.295 mortos, além de mais de 11 mil feridos, conforme anunciou nesta quarta-feira (1º) Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional.
Rodríguez informou também que 12.841 pessoas estão desabrigadas em consequência dos tremores ocorridos em 24 de junho. O levantamento anterior, feito na terça-feira (30), registrava 1.943 mortos e 10.571 feridos.
Na manhã de segunda-feira (29), um novo tremor atingiu Caracas e o estado de La Guaira, quase cinco dias após os terremotos iniciais que resultaram em um saldo provisório de cerca de 1.500 mortos. Este evento foi o mais intenso desde os primeiros sismos da semana passada, que tiveram magnitudes de 7,2 e 7,5.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) localizou o epicentro do tremor de magnitude 4,6 desta segunda a 27 quilômetros ao norte de Caraballeda, uma área popular entre os moradores da capital.
Esse novo tremor ocorre em meio aos esforços contínuos de equipes de resgate, tanto venezuelanas quanto internacionais, que tentam salvar vidas sob os escombros. Embora as autoridades evitem fornecer números sobre desaparecidos, dados da ONU indicam que aproximadamente 50.000 pessoas estão desaparecidas. Em La Guaira, a destruição é generalizada, com edifícios reduzidos a escombros ou severamente inclinados, sendo que o governo informou que 774 prédios desabaram e 189 ruíram completamente.



