O mês de abril é dedicado a campanhas de conscientização na Assembleia Legislativa do Paraná, destacando o Abril Marrom. Esta iniciativa visa alertar a população sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira, como glaucoma e catarata.
A Lei nº 19.097/2017, de autoria dos deputados estaduais José Carlos Schiavinato e Dr. Batista, estabelece que o Estado deve realizar, anualmente, campanhas de esclarecimento, exames e ações educativas em prol da saúde ocular durante o mês de abril. O glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, enquanto a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira, mas ambas podem ser tratadas.
A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) informou que, entre 2024 e 2025, foram realizados 333.418 atendimentos relacionados a glaucoma, catarata e outras doenças oculares. Esses dados são provenientes dos sistemas oficiais da Sesa, que não dispõe de informações de atendimentos em instituições privadas.
O Paraná também realiza mutirões de cirurgias de catarata e possui o programa Opera Paraná, que destina recursos do Tesouro do Estado para ampliar procedimentos cirúrgicos eletivos de oftalmologia. A Sesa ainda desenvolveu o “Comboio da Saúde”, que oferece exames e consultas oftalmológicas.


