Neste domingo (13), um navio mercante iraniano foi atacado no Estreito de Ormuz, resultando em uma morte e três feridos, conforme informações das autoridades locais. O governador de Qeshm, Amir Teymouri, anunciou que o incidente ocorreu por volta das 5h00 (22h30 de sábado, no horário de Brasília), próximo às ilhas de Hengam e Qeshm.
No local, foram relatadas várias explosões durante a noite, especialmente nas proximidades da maior ilha da região, Qeshm. A UK Maritime Trade Operations (UKMTO), órgão de supervisão marítima do Reino Unido, confirmou ter recebido relatos sobre o ataque, que foi realizado por um projétil de origem desconhecida enquanto o navio navegava pelo estreito.
Após o ataque, um incêndio começou a bordo da embarcação, e as autoridades locais se deslocaram para o local com o objetivo de auxiliar na evacuação da tripulação. Detalhes adicionais sobre a origem do ataque ainda não foram divulgados.
Este incidente ocorre em um momento de crescente tensão entre Teerã e Washington, refletindo a disputa pelo controle da vital hidrovia que é crucial para o comércio global de petróleo e gás. Curiosamente, o ataque acontece um dia antes de uma reunião prevista em Omã entre o Irã e os Estados do Golfo, onde a situação da rota marítima em questão será discutida.



