Até esta sexta-feira, 7 de agosto de 2026, o Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava sedia uma campanha de inserção de DIU de cobre, promovida pela Unicentro em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde e a 5ª Regional de Saúde. A expectativa é que sejam realizados até 200 procedimentos durante a ação, que acontece nos períodos da manhã e da tarde.
O projeto conta com a dedicação de 16 enfermeiras da região, que receberam formação teórica e prática por meio do curso intitulado "Capacitação de planejamento sexual e reprodutivo com ênfase nos métodos contraceptivos de longa duração (LARCs): inserção e retirada do dispositivo intrauterino (DIU)". Essa capacitação foi ministrada por especialistas do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) no Câmpus Santa Cruz da Unicentro nos dois primeiros dias da semana.
O DIU de cobre é um método contraceptivo altamente efetivo e sem hormônios, que pode ser inserido em qualquer fase da vida reprodutiva da mulher. Este dispositivo possui uma durabilidade que pode chegar a 10 anos, atuando por meio de alterações no endométrio que impedem a passagem dos espermatozoides, agindo antes da fecundação.
Para as mulheres interessadas em realizar o procedimento, é necessário comparecer diretamente ao Centro de Saúde da Mulher, localizado no bairro Trianon, para agendar a inserção do DIU. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (42) 3142-1585.
A iniciativa reflete um esforço coletivo em prol da saúde e do planejamento familiar, destacando a importância de disponibilizar métodos contraceptivos de qualidade para a população feminina da região. Além dos atendimentos assistenciais, o Hospital também oferece oportunidades nas áreas administrativa e de apoio, ampliando o suporte à comunidade local.



