Crescimento alarmante: 358 mil pessoas em situação de rua no Brasil

Dados de 2025 revelam predominância no Sudeste

Crescimento alarmante: 358 mil pessoas em situação de rua no Brasil
Pessoas em situação de rua dormem em calçada na região central de São Paulo. Foto: Pessoas em situação de rua dormem em calçada na região central de São Paulo

Levantamento do OBPopRua revela que 358.553 pessoas estão em situação de rua no Brasil, com 60% concentradas no Sudeste.

Em 2 de novembro de 2025, dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com População em Situação de Rua (OBPopRua) revelam que o Brasil tem 358.553 pessoas em situação de rua, com 60% concentradas na região Sudeste. A cidade de São Paulo se destaca, com 99.477 pessoas vivendo nas ruas.

Números alarmantes no Sudeste

O estado de São Paulo apresenta o maior número de pessoas em situação de rua, com 148.730 indivíduos. Os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais ocupam a segunda e terceira posição, com 33.081 e 32.685 pessoas, respectivamente. Juntas, essas três unidades federativas respondem por aproximadamente 60% da população de rua no Brasil.

Comparações regionais

Os dados mostram que, embora o Sul do país tenha números inferiores, ainda há uma preocupação significativa. O Paraná, por exemplo, apresenta 17.091 pessoas em situação de rua, seguido pela Bahia (16.603) e Rio Grande do Sul (15.906). É notável que Roraima, com uma população total de menos de 500 mil habitantes, possui 9.954 pessoas vivendo nas ruas, superando estados maiores como Pernambuco e Amazonas.

Desafios e avanços lentos

O crescimento da população em situação de rua é alarmante. Em Roraima, o número de pessoas nessa condição saltou de pouco mais de 1 mil em 2018 para quase 10 mil atualmente. Este aumento é muito maior do que o crescimento nacional, que passou de 138 mil para 358 mil. O Observatório destaca a falta de avanços significativos na garantia de direitos para essa população, majoritariamente negra e vulnerabilizada.

Necessidade de transparência

Os pesquisadores do OBPopRua também enfatizam a importância de dados abertos e acessíveis sobre a população em situação de rua. A transparência é vista como essencial para que a sociedade possa compreender e abordar essa questão crítica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *