A presença de uma forte massa de ar polar continua a influenciar as condições climáticas em grande parte do Centro-Sul do Brasil nesta quinta-feira (9). As temperaturas permanecem baixas, especialmente durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, com ênfase nos três estados da Região Sul, que enfrentam o frio mais severo e a formação de geada em várias localidades.
Além do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a massa de ar frio afeta também áreas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Em regiões serranas e no interior, os termômetros podem se aproximar dos 0°C, com a possibilidade de registrar temperaturas negativas em alguns locais.
O amanhecer gelado caracteriza mais um dia de frio intenso nas capitais do Sul do país. Em Curitiba, a temperatura mínima foi de 5°C, enquanto Em Florianópolis, os termômetros marcaram 9°C, e Porto Alegre registrou 8°C nas primeiras horas do dia. Mesmo com a presença do sol em determinados momentos, as temperaturas continuam amenas durante a tarde, sem expectativa de aquecimento significativo.
Outro ponto importante é a ampla ocorrência de geada no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná, especialmente em áreas de maior altitude e interior dos estados. A combinação da céu limpo durante a madrugada com a massa de ar polar tem favorecido a formação desse fenômeno.
A previsão indica que o frio deve persistir nos próximos dias, mantendo as manhãs geladas e exigindo atenção especial de quem precisa sair cedo, especialmente nas regiões onde as temperaturas se aproximam de zero grau.



