Gafe de Trump com rei Charles III repete erro do passado

Presidente dos EUA quebra protocolo em cerimônia no Reino Unido

Gafe de Trump com rei Charles III repete erro do passado
Foto: Jovem Pan

Durante cerimônia no Castelo de Windsor, Trump quebrou protocolo ao caminhar à frente do rei Charles III. Este gesto remete a erro semelhante cometido em 2018 com a rainha Elizabeth II.

Gafe de Trump com rei Charles III

Em 17 de setembro de 2025, durante uma cerimônia no Castelo de Windsor, o presidente dos EUA, Donald Trump, caminhou à frente do rei Charles III enquanto conversavam com integrantes da Guarda Real. O ato quebrou o protocolo, lembrando um erro semelhante cometido por Trump em 2018 com a rainha Elizabeth II.

Repetição de erros passados

Na visita anterior, Trump deixou a rainha esperando por mais de dez minutos e não fez a tradicional reverência ao cumprimentá-la, além de ter ultrapassado ela durante a inspeção da Guarda de Honra. Esse comportamento foi amplamente criticado pela mídia britânica na ocasião.

A visita de Estado

A visita de Trump e da primeira-dama Melania ao Reino Unido é marcada por rituais de pompa e protocolo, com o objetivo de estreitar laços com o governo britânico. No entanto, o republicano voltou a desrespeitar a etiqueta real, o que ofuscou um dos momentos mais simbólicos da recepção.

Outras gafes de presidentes dos EUA

Gafes em encontros com a realeza não são novidades; George W. Bush, por exemplo, fez comentários inapropriados ao receber a rainha em 2007, enquanto Michelle Obama quebrou protocolo ao tocar a rainha em 2009. Barack Obama também teve um deslize durante um brinde em 2011, quando ignorou o hino britânico. Esses momentos refletem a complexidade da etiqueta em interações com a realeza, ressaltando a importância do respeito às tradições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *