O presidente e candidato à reeleição Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se preparando para intensificar suas atividades de campanha em São Paulo. Com o objetivo de reforçar sua presença no maior colégio eleitoral do país, Lula tem agendadas pelo menos duas visitas ao estado nas próximas semanas.
A primeira dessas agendas está marcada para a próxima sexta-feira, 18, na capital paulista. Esta será a segunda vez que o presidente visitará São Paulo durante a atual campanha. Sua última aparição na cidade ocorreu em 2 de agosto, quando participou da convenção que oficializou sua candidatura à reeleição.
Uma segunda visita está programada para o dia 26 de setembro, um sábado, embora o local dessa agenda ainda esteja em negociação, com possibilidades de ocorrer no interior paulista. O aumento da presença de Lula visa não apenas recuperar apoio no estado, mas também fortalecer a campanha de seu aliado Fernando Haddad, que concorre ao governo de São Paulo.
Na semana anterior, Lula atendeu ao pedido de Haddad e fez uma agenda em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. A estratégia de campanha busca ampliar a vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro no estado, ao mesmo tempo em que associa a imagem do presidente à candidatura de Haddad.
Internamente, há uma crescente preocupação com a possibilidade de Lula e Haddad perderem apoio em áreas cruciais, como a capital paulista e a região do Grande ABC, onde o PT teve um bom desempenho nas eleições de 2022. Portanto, o foco em São Paulo é considerado essencial para a campanha.
Embora a prioridade esteja em São Paulo, a equipe de campanha de Lula também planeja manter sua agenda em outros estados. Nesta quarta-feira, 16, o presidente participará de um evento em Ceilândia, no Distrito Federal, e está considerando uma visita a Florianópolis no fim de semana. Um evento que estava agendado para o domingo, dia 13, na capital catarinense, precisou ser cancelado.



