Neste sábado, 27, a ex-prefeita de Contagem, Marília Campos, manifestou-se contra a pressão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT, que desejam sua candidatura ao governo de Minas Gerais. Durante uma agenda de campanha Em Montes Claros (MG), Marília elogiou os pré-candidatos Gabriel Azevedo (MDB) e Jarbas Soares (PSB), em um gesto que foi antecipado pela Coluna do Estadão. Os três participaram de uma entrevista coletiva após o evento, onde Marília reafirmou sua intenção de concorrer ao Senado e mencionou que conversará com o presidente do PT, Edinho Silva, ainda neste fim de semana. Silva foi enviado a Minas por Lula com o objetivo de convencê-la a disputar o Palácio Tiradentes.
Marília explicou que sua abordagem não é simplesmente aceitar ou rejeitar a candidatura, mas sim apresentar uma proposta que visa uma estratégia coesa para vencer as eleições, tanto para o governo quanto para o Senado, além de formar uma bancada forte de deputados federais e estaduais. Ela enfatizou que essa proposta será discutida com Lula, destacando a importância de uma governabilidade sólida para o presidente.
O descontentamento de Marília com as articulações do PT ficou evidente, uma vez que ela não participou das agendas de Lula na semana anterior em Minas, o que foi interpretado como um sinal de sua insatisfação. Sua ausência também se fez notar em uma reunião do PT mineiro com Lula, realizada na quarta-feira, 24, onde foi reafirmada a decisão de lançar um candidato próprio. Essa pressão sobre a ex-prefeita aumentou consideravelmente após esse encontro.
Durante sua fala Em Montes Claros, Marília expressou seu apreço por Soares e destacou a disposição e consistência de Azevedo em suas propostas para Minas Gerais. Ela manifestou o desejo de construir uma frente ampla que inclua MDB, PSB e PDT, cujo pré-candidato é o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. A ex-prefeita deixou claro que sua intenção é permanecer como candidata ao Senado, enquanto a definição do candidato ao governo será discutida em conjunto.
Gabriel Azevedo, em resposta, elogiou Marília, afirmando que ela "transborda o PT" e mostrou-se aberto à construção da aliança proposta. Jarbas Soares também elogiou a coragem de Marília, ressaltando que suas declarações demonstram bom senso e diálogo, e anunciou que votará nela para senadora. A situação em Minas Gerais continua complexa, com o senador Flávio Bolsonaro já manifestando apoio ao senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que decidirá sobre sua candidatura ao governo após o fim da Copa do Mundo.



