Neste domingo (27), o Rio Grande do Sul está sob alerta devido à possibilidade de temporais, queda de granizo e rajadas de vento que podem superar os 90 km/h. A Climatempo prevê que essa instabilidade persista até a próxima terça-feira (29), com chances de agravamento nas condições climáticas nos próximos dias.
A previsão do tempo aponta para acumulados de chuva variando entre 20 e 80 milímetros, com a possibilidade de, em alguns pontos das regiões da Campanha e do oeste gaúcho, os totais ultrapassarem a marca de 100 milímetros. Além disso, as áreas norte, noroeste e central do estado também estão sob alerta para chuvas intensas.
O calor também deve ser um fator a ser considerado, com temperaturas que podem atingir até 35°C em Horizontina. A situação climática se torna ainda mais crítica nos dias seguintes, especialmente na segunda-feira (28) e na terça-feira (29), exigindo atenção redobrada dos moradores em municípios como São Gabriel, São Sepé e Dom Pedrito.
Os impactos dessa instabilidade podem afetar diversas atividades no estado, além de representar riscos significativos para a população. As autoridades locais estão em alerta e recomendam que os cidadãos fiquem atentos às atualizações sobre as condições meteorológicas e sigam as orientações de segurança.
Com a previsão de um clima severo, é fundamental que os moradores estejam preparados para enfrentar possíveis interrupções nos serviços e na rotina diária, além de tomarem precauções para garantir a segurança de suas famílias e propriedades.



