Uma pesquisa realizada pelo Gerp, divulgada na última terça-feira (25), revelou que 34% do eleitorado de São Paulo não tem definição sobre em quem pretende votar para o governo do estado. O levantamento, que foi feito entre os dias 19 e 24 de agosto, entrevistou 1.800 pessoas por telefone e possui uma margem de erro de 2,3 pontos percentuais, com uma taxa de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 17 de agosto, sob o número SP-01477/2026.
No cenário projetado espontaneamente, sem a apresentação de uma lista de candidatos, o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) lidera as intenções de voto, alcançando 40%. O ex-ministro Fernando Haddad (PT) aparece em segundo lugar, com 23% das preferências.
Entre os demais candidatos, a policial Edjane (Agir) e a sindicalista Vera Lúcia (PSTU) registraram apenas 1% cada uma. Além disso, 2% dos entrevistados afirmaram que votariam em “outros candidatos”.
Esses dados refletem um panorama ainda incerto para as eleições de 2026 em São Paulo, onde a indecisão do eleitorado pode influenciar o cenário político no estado. A pesquisa é um indicativo importante das tendências eleitorais à medida que o pleito se aproxima, revelando a necessidade de estratégias mais efetivas por parte dos candidatos para conquistar os votos dos indecisos.



