Rio Retoma Aulas Após Operação Policial Deixar Rastro de Mortes

Após a suspensão das atividades devido à violenta operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, escolas e universidades do Rio de Janeiro retomaram o expediente normal nesta quinta-feira (30). A ação, que resultou em 119 mortes, havia paralisado as atividades educacionais na cidade.

A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi uma das primeiras a anunciar o retorno à normalidade. Em nota, a instituição justificou a decisão com base na classificação de Estágio 1 de risco, estabelecida pelo Centro de Operações da Prefeitura do Rio, que indica a normalização do tráfego e dos transportes públicos.

Similarmente, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também reabriu seus campi para atividades acadêmicas e administrativas. “A UFRJ manifesta solidariedade às vítimas e às famílias afetadas pela violência que atingiu o Rio de Janeiro nos últimos dias e expressa repúdio à barbárie que ameaça a vida e o direito de ir e vir”, declarou em comunicado.

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) seguiu o mesmo caminho, retomando integralmente suas atividades. Paralelamente, a Secretaria Estadual de Educação informou que a maioria das escolas das redes municipal e estadual também normalizaram suas atividades, com apenas duas unidades permanecendo fechadas na área afetada pelo conflito.

As instituições de ensino reforçaram que continuarão monitorando a situação da segurança pública na cidade e prometem comunicar qualquer nova medida que se faça necessária, demonstrando preocupação com a escalada da violência no Rio de Janeiro e seus impactos na comunidade acadêmica e escolar.

Fonte: http://jovempan.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *