Estimativa aponta recorde para soja e queda na produção de milho

A safra de soja do Brasil para 2025/26 foi estimada em 178,9 milhões de toneladas, enquanto a de milho 2ª safra deve recuar para 107 milhões.
Na segunda-feira (9), a consultoria StoneX divulgou que a safra de soja do Brasil para 2025/26 foi estimada em 178,9 milhões de toneladas, marcando um aumento de 0,1% em relação à previsão de outubro. Esse ajuste positivo se deve ao aumento da área semeada em Goiás.
Apesar da alta, a consultoria alertou sobre a irregularidade nas chuvas, que tem atrasado o plantio em diversas regiões, resultando em necessidade de replantio em alguns casos. Além disso, a StoneX também apresentou sua primeira estimativa para a segunda safra de milho, projetando uma produção de 107 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 4,1% em comparação ao ciclo anterior.
“Embora a expectativa seja de um aumento de 1,3% na área plantada, impulsionado pela rentabilidade da safra 24/25, a produtividade da segunda safra continua incerta”, afirmou a consultoria. “O clima deste ano favoreceu resultados, mas os riscos relacionados à falta de chuvas e possíveis atrasos no plantio após a soja são preocupantes.”
A StoneX ressaltou que é cedo para definições mais firmes sobre a área plantada, já que o cultivo ocorrerá apenas no próximo ano.



