O Governo Federal, através do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, lançou o site oficial da 4ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. A plataforma digital servirá como ponto central de informações, inscrições e acompanhamento do evento, que ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro, em Brasília.
Com o tema “Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+”, a conferência busca institucionalizar políticas públicas e um marco regulatório abrangente. O objetivo é enfrentar a violência, promover o trabalho digno e garantir os direitos da população LGBTQIA+ em todo o país, considerando a diversidade geográfica, histórica, social e cultural da comunidade.
O site, acessível através do endereço http://www.conflgbtqia.org, oferece uma vasta gama de recursos. Além dos objetivos e eixos temáticos do encontro – que incluem o enfrentamento à violência, a promoção do trabalho digno, a interseccionalidade e a institucionalização da política nacional – a plataforma disponibiliza a programação prévia, respostas a dúvidas frequentes e materiais de apoio.
Entre os materiais de apoio, destacam-se o documento orientador, o desenho metodológico e as normas do encontro, todos acessíveis para download. Adicionalmente, a arte e o Manual de Identidade Visual da conferência estão disponíveis, fornecendo diretrizes para a criação de conteúdos visuais alinhados com a pluralidade e as lutas da comunidade LGBTQIA+.
A arte da conferência, criada pela artista gráfica Mayra Souza, serve de inspiração para as artes das conferências municipais e estaduais preparatórias. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a iniciativa visa “fortalecer o engajamento da sociedade e das instituições com a pauta LGBTQIA+, garantindo que as produções visuais e a linguagem utilizadas nas diversas plataformas de comunicação sejam alinhadas, respeitosas e representativas”.
A conferência nacional reunirá 1.212 delegados eleitos representando os 26 estados e o Distrito Federal, além de 76 conselheiros, 100 convidados e 100 observadores. O evento representa um passo crucial para a consolidação de políticas públicas eficazes e inclusivas para a população LGBTQIA+ no Brasil.