Mutirão do Trabalhador no Rio Oferece Mais de 100 Serviços Gratuitos e Oportunidades de Emprego

O Governo do Rio de Janeiro promoveu, nesta quinta-feira (1º), o Mutirão do Trabalhador, um evento que reuniu cerca de 40 instituições e órgãos parceiros na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão. A iniciativa ofereceu mais de 100 serviços gratuitos à população, abrangendo áreas como assistência jurídica, empregabilidade e documentação.

O evento se destacou pela oferta de 972 vagas de emprego, com 196 delas reservadas para pessoas com deficiência. As oportunidades incluíram posições como vendedor, atendente de telemarketing, auxiliar de estoque e auxiliar operacional de logística, demonstrando o compromisso do mutirão com a inclusão e a geração de renda.

A programação também contemplou serviços judiciais, facilitando o acesso à justiça para questões como pensão alimentícia, guarda de menores, divórcio e reconhecimento de união estável. Adicionalmente, o mutirão ofereceu a emissão de documentos essenciais, como a 1ª e 2ª vias da identidade, além de isenções para certidões de nascimento, casamento e óbito.

De acordo com Lícia Mattesco, superintendente da Pessoa Idosa, a iniciativa visa dar protagonismo aos idosos dentro de suas comunidades. “Poder oportunizar que o idoso seja protagonista da sua história é o principal objetivo, hoje, da secretaria e do governo do estado do Rio de Janeiro”, afirmou Mattesco, ressaltando a importância da autonomia e do bem-estar da população idosa.

O Mutirão do Trabalhador também ofereceu cursos de empreendedorismo, atraindo o interesse de pessoas como o militar Luis Carlos Mello. “Minha intenção é fazer um curso de empreendedorismo pra, futuramente, abrir um negócio e saber qual é o melhor negócio que eu posso abrir, de acordo com a situação financeira no momento, e o local”, explicou Mello, evidenciando o impacto positivo da iniciativa no desenvolvimento profissional da população.

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *